Seguidores

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Hermeto Pascoal

No dia 22 de junho de 1936 nasceu Hermeto Pascoal no pequeno município de Lagoa da Canoa, cerca de duas horas da capital alagoana. Filho de roceiros, escapou do trabalho na enxada por ser albino e não poder ficar exposto ao sol. Talvez este fato tenha contribuído em seu interesse pela música. Por causa de sua pouca visão, Hermeto sempre possuiu uma audição bastante aguçada e aos dez anos de idade já tocava acordeão.
Seu primeiro parceiro musical foi o irmão mais velho José Neto, tocando nos bailes de "pé-de pau", realizados ao ar livre, sob as árvores, comuns naquela época. Além disso os dois irmãos mostravam seu talento em batizados e casamentos, suando um bocado enquanto andavam, às vezes um dia inteiro para chegar até o local da festa. Em 1950 a família mudou-se para Recife, onde Hermeto e José Neto começaram a tocar acordeão nas rádios Tamandaré e Jornal do Commércio.
Hermeto (flauta), Geraldo Vandré (costas),
Aírto Moreira (triãngulo), Théo (em pé) e Heraldo (violão)

Um ano mais tarde, Hermeto já se destacava como acordeonista e começava suas experimentações musicais, sempre estudando e pesquisando novos sons. Autodidata, se valia dos mais diversos artefatos, como foices, enxadas, machados e garrafas, batendo em ferros e tentando repetir os sons no acordeão.
Em 58 foi para Paraíba, tocar na Rádio Tabajara, em João Pessoa, como integrante da Orquestra do Maestro Gomes. Hermeto passou pouco tempo na Paraíba, nesse mesmo ano mudou-se para o Rio de Janeiro, levado pelo seu irmão, José Neto, para tocar na Rádio Mauá.
No Rio começou a se interessar pelo piano, na própria Rádio Mauá. Hermeto chegava com horas de antecedência para estudar e sentir as teclas. Mas foi tocando nas boates do Rio que se tornou realmente um pianista. Com isso mudou-se para São Paulo e tornou-se o pianista da Boate Chicote, em 61. Mas em pouco tempo a casa fechou e ele ficou desempregado.
Uma das histórias curiosas de Hermeto é justamente pela sua semelhança com o músico Sivuca, também albino. Uma vez andando pela Vila Buarque, bairro paulistano, foi abordado por um rapaz dizendo "Sivuca! Como vai? Você conhece um contrabaixista? Nós temos que tocar lá na boate e estamos sem contrabaixo". Aí Hermeto disse " Olha, eu não sou o Sivuca, não. Mas sou amigo dele e por coincidência, sou contrabaixista. Toco na Sinfônica". Só que ele nunca tinha colocado as mãos num baixo, mas subiu no palco e tocou como se o baixo já fosse um velho conhecido.
Em 1962, após deixar seu lugar no piano da Boate La Vie en Rose, Hermeto entrou para o Som Quatro. Dois anos depois formou o Sambrasa Trio (com Claiber, no baixo e Airto Moreira, na bateria). Ainda em 64 foi tocar piano na Boate Stardust e começou seu interesse pela flauta. Para praticar o instrumento, Hermeto se trancava no banheiro da boate ou ia para a Igreja da Consolação durante o intervalo das apresentações, chegando a dominar o instrumento em apenas um mês. Logo recebeu um convite do cantor Walter Santos para participara da gravação do seu LP Caminho, como flautista, lançado em 65.
No ano seguinte, entrou para o Trio Novo (Théo de Barros, Airto Moreira e Eraldo), que se transformou em Quarteto Novo. Na mesma época aconteceu um fato curioso; Geraldo Vandré, o Trio Marayá e o Trio Novo assinaram um contrato para uma excursão pelo Nordeste e a presença de Hermeto foi barrada pela patrocinadora por considerá-lo "muito feio", só participando efetivamente do grupo após a turnê.
Em 1967 o quarteto lançou seu único disco Quarteto Novo, pela Odeon, que segundo a crítica, foi uma valiosa experiência musical com ritmos nordestinos. Nele encontra-se a primeira música de Hermeto a ser gravada: O Ovo.
Em 69 o grupo se desfez e Hermeto passou a tocar com Edu Lobo. Já Airto Moreira foi para os Estados Unidos, integrar a banda de Miles Davis e sempre chamava Hermeto para tocar com eles, até que um dia ele foi para os EUA como arranjador de um disco de Airto. Nesta viagem conheceu Miles Davis e logo gravou com o músico americano, que colocou o carinhoso apelido de "Albino Crazy". Nesse LP, Miles Davis Live, o pistonista incluiu duas músicas de autoria de Hermeto, Igrejinha e Nenhum Talvez. Porém no disco consta que as duas faixas são de autoria de Miles Davis, apesar disso Hermeto não manteve nenhum ressentimento com Miles, tornando-se grandes amigos e parceiros musicais.
Em 71 Airto Moreira incluiu em um dos seus discos, Gaio de Roseira, música com arranjo de Hermeto, composta por seus pais. A crítica inglesa colocou a música entre as melhores do ano, dando início ao reconhecimento da obra do músico no exterior. Ainda nesse ano gravou o disco solo Hermeto, lançado pela Buddah Records, já se utilizando de instrumentos inusitados e experimentações nas melodias.
Em 73, lançou o primeiro disco no Brasil, A Música Livre de Hermeto Pascoal, incluindo músicas de grandes artistas brasileiros como Pixinguinha (com a faixa Carinhoso) e Luiz Gonzaga (Asa Branca), além de gravar também Gaio de Roseira.
1977 foi o ano em que Hermeto foi ao EUA gravar um dos seus discos mais famosos, o Slave Mass (Missa dos Escravos). Este disco é considerado um marco na música instrumental, também lançado no Brasil e aplaudido pela crítica.
Participou do Festival de Jazz de São Paulo no final de 78 e logo no início de 79 gravou o disco Zabumbê-Bum-á, na WEA. Uma curiosidade foi a participação dos pais de Hermeto nos vocais, em duas faixas.
Os anos 80 foram de muitas viagens e excurssões para Hermeto. Em parte devido ao seu contrato com a gravadora Som da Gente. Neste período, sua carreira se consolidou no exterior. Também se encontrava num período de grande produção e lançamento de discos.
Em 80 ele gravou Cérebro Magnético e neste mesmo ano, apresentou-se no Festival de Montreux, na Suíça. Dois anos mais tarde participou do Festival Horizonte, em Berlim.
Em 1982, Hermeto lançou o disco Hermeto Pascoal & Grupo, grupo este que ficou conhecido mundialmente e permaneceu junto por mais de um década. Em 1984 o grupo lança Lagoa da Canoa Município de Arapiraca, cujo título homenageia a cidade natal de Hermeto. É considerado por muitos o melhor disco do músico alagoano.
1985 é lançado Brasil Universo, pela gravadora Som da Gente.
Em 1987 lançou Só Não Toca Quem Não Quer e em 1988 seu último disco lançado nessa década, Por Diferentes Caminhos: Piano Acústico, onde Hermeto tocou sozinho.
Ainda teve um disco não lançado, produzido na década de 80, chamado Mundo Verde Esperança.

A década e 90 foi marcada por seu rompimento com as grandes gravadoras. Seu disco de 92, Festa dos Deuses, lançado pela PolyGram, segundo o próprio Hermeto foi mal distribuído e não repassaram os direitos autorais da obra. Depois disso, Hermeto passou sete anos sem lançar discos. Neste tempo, ele se dedicou a compor, inclusive criou o projeto "Calendário do Som", onde Hermeto compôs um chorinho para cada dia do ano.
O disco Eu e Eles, de 99, marca a volta de Hermeto ao mercado fonográfico. Gravado pelo selo Rádio Mec, o disco foi aplaudido pela crítica, e traz o músico tocando todos os instrumentos, convencionais e os que ele mesmo inventa.
O atual projeto de Hermeto é o "Contagem Regressiva", que consiste na criação de uma música por dia até a virada do milênio, podendo se estender além desta data.

Sem comentários:

importante saber em caso de assalto

SENHA DO CARTÃO DE CRÉDITO INVERTIDA
Se fôr alguma vez, forçado por um ladrão a retirar dinheiro da caixade multibanco, pode avisar a polícia imediatamente, digitando a suasenha ao contrário.Por exemplo, se a sua senha fôr 1234, então digite 4321.A máquina reconhece que a sua senha está invertida, de acordo com ocartão que acabou de inserir.A máquina, de qualquer maneira, dar-lhe-á o dinheiro mas, paradesconhecimento do ladrão, a polícia será imediatamenteaccionada/enviada para o/a ajudar.Esta informação esteve recentemente no ar na TV (a par com outrasinovações tecnológicas recentemente instituídas pelo sistema bancárioportuguês) e declara que isso é raramente usado, porque as pessoas nãosabem da existência deste mecanismo de defesa.Por favor, passem isso a todos os vossos contactos.É uma informação extremamente útil e necessária.

Loading...
Ocorreu um erro neste dispositivo

Os meus filmes

  • A Caixa
  • A Vida é Bela
  • Africa Minha
  • Carandiru
  • Casablanca
  • Central do Brasil
  • Feios,Porcos e Maus
  • Gomorra
  • Kramer contra Kramer
  • Munique
  • O Escafandro e a Borboleta
  • O Fantasma
  • O Leopardo
  • O Navio
  • O Pianista
  • O Quarto do Filho
  • Satyricon
  • Suspiria
  • Yentl
  • Yossi & Jagger